UM BUIACO NO CUMBE

As estórias do Buraco do Vento no sertão baiano são tantas quantas as suas "centenas de trilhas e caminhos sem fim". O certo é que quem desce no Buraco do Vento provavelmente não volta nunca mais. Era, nas lendas que escutara outrora, lugar meio místico, meio agressivo. Havia quem dissesse que saía no Japão tal buraco (!).

Os anos se passaram e não mais ouvi falar. Lendas adultas são todas iguais, vêm e vão e não se fala mais nelas... Aquelas infantis não, duram pra sempre!


Pois questionamo-nos ora:
Semana passada, no Cumbe (apelido para a cidade de Euclides da Cunha-BA), “apareceu” um buraco...

No quintal da casa de Dona Lula, o buraco de uns 4m de diâmetro, escuro e misterioso tem mais de 25 metros de profundidade.

Corre, chama, puxa-estica, imprensa, fotógrafo, curiosos e lunáticos fazem com que a notícia chegue até a capitarrrr. Rolou, virou e a Federal da Bahia resolveu mandar alguns de seus geólogos para estudar a situação. Corpo de Bombeiros, estudiosos, especialistas, pesquisadores nacionais... Todos em busca do mistério.

Entrada: 4m de diâmetro. Começa a descida e...??? abre-se uma cratera ainda maior. Desce, desce e...? Mais adiante uma outra alargada no bendito. O que acontece mais duas vezes. TEMOS UMA CRATERA-CAVERNA embaixo da nossa cidade!!!!! 15m de diâmetro por 30 de profundidade!

E mais: o Educandário Oliveira Brito, maior escola da região, ao fundo da casa de D. Lula, está com chão todo rachado e oco. Perfurações revelam: apenas 40cm de chão e logo depois??? CRATEEEEERAAAAAA!!!!!

E eu acho que a lenda é que tinha razão
Estória real, fato do sertão
Pode ser caverna, Buraco de Vento
Que há de findar pra lá do Japão.

Nenhum comentário: